Minha Loja Elo 7

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A máquina de fazer pão ...

.*Máquina de fazer pão?*

Delícia! Esses são de linho e aveia para o café da manhã de hoje.

Adoro cozinhar e sou louca por pão caseiro. Mas, aquela melequeira de farinha, sovar massa etc etc etc niguém merece. Daí infernizei meu marido para comprar uma máquina de fazer pão e não faltaram justificativas: pão quentinho a toda hora, não precisa ir na padaria (é longe e o pão é horrível), todo mundo tem (rs), dá pra parcelar e por aí vai.

O coitado não aguentou e pesquisou pesquisou pesquisou. Optou por um modelo com alguns recursos e com um preço razoável. Chegou em casa todo feliz e eu pulei de alegria.

Primeiro dia: li todo manual e descobri que se vai leite ou ovos não podemos programar de noite para o pão sair de manhã (primeira decepção). Tudo bem, vamos tentar fazer a massa sem leite ou ovos. Resultado: o pão ficou bem pior que o da padaria (segunda decepção).
Tudo bem é o primeiro, todo mundo erra, né?

Segundo dia: vou fazer com leite e ovos.
Resultado: um pouquinho melhor, porém se jogar na cabeça de alguém ... O danado ficou estranho, meio "massudo".

Os próximos 15 dias: a máquina ficou guardadinha num canto da cozinha (rs).

Décimo oitavo dia: inconformada, decidi não deixar me vencer pela máquina. Fiz uma receita de cabeça e em vez de assar na panificadora, utilizei o forno convencional.
Resultado: um pão que cresceu e ficou quase como eu queria.

Décimo nono dia: alterei mais uma vez a receita utilizando aveia e linho.
Resultado: perfeito!

Pois é, agora a bendita trabalha bastante aqui em casa, porém com algumas restrições. Só pelo fato de não precisar sovar a massa, já adianta muito nosso trabalho e não faz sujeira alguma. Assar na panificadora? Nem pensar!

Lá vai a receitinha:

Colocar no recipiente: 2 medidas pequenas de sal (colherzinha medidora), 2 medidas grandes de açucar, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara com 1 ovo e completada com leite, 3 xícaras de farinha de trigo, linho a gosto, 1/2 xícara de aveia (flocos finos) 3 três tabletes esfarinhados de fermento fresco (eu só uso Itaiquara).

Deixar no ciclo de sovar (1h 30min), depois que acabar o ciclo sovar por alguns minutos (na própria panificadora). Tirar a massa, modelar, colar na forma e descansar por 15 minutos, pincelar com gema, colocar para assar no forno quente e BOM APETITE!

Essa é uma das receitinhas que uso muito e não me deixa frustada! ::)))

Aninha.

4 comentários:

  1. Menina, que bom que vc não desanimou, eu não teria essa paciência não. Eu fiz isso uma vez com uma lavadora de louças, infernizei o pobre coitado até q ganhei. No início achava uma delicia, mas as panelas ficavam de fora e os alumínios nem pensar. Fui diminuindo o uso até encostar de vez. Foi pra casa da empregada... tá lá... e o presente q ele me deu... Deu vontade de comer os pães!

    ResponderExcluir
  2. Mas a minha máquina de lavar louças tá encostada há 11 anos kkkk.
    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Poxa vida!!!! Eu sonho com uma máquina dessas. Minha cunhada faz pão nela, fica aquele quadradrão e parece pão de forma. A maquina dela é bem antiga, ela trouxe de fora do país, não sei se esse é o diferencial. Lebrei de uns pãezinhos que eu faço com creme de cebola hunnn. Oh!!! mas forno elétrico eu recomendo tá. Eu tô usando o meu há 1 mês... e é uma beleza... bem prático.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. uso a minha por demais!!! ih,ih
    Adorei a sua receita, obrigada por compartilhar.
    Bjk

    ResponderExcluir