
Delícia! Esses são de linho e aveia para o café da manhã de hoje.
Adoro cozinhar e sou louca por pão caseiro. Mas, aquela melequeira de farinha, sovar massa etc etc etc niguém merece. Daí infernizei meu marido para comprar uma máquina de fazer pão e não faltaram justificativas: pão quentinho a toda hora, não precisa ir na padaria (é longe e o pão é horrível), todo mundo tem (rs), dá pra parcelar e por aí vai.
O coitado não aguentou e pesquisou pesquisou pesquisou. Optou por um modelo com alguns recursos e com um preço razoável. Chegou em casa todo feliz e eu pulei de alegria.
Primeiro dia: li todo manual e descobri que se vai leite ou ovos não podemos programar de noite para o pão sair de manhã (primeira decepção). Tudo bem, vamos tentar fazer a massa sem leite ou ovos. Resultado: o pão ficou bem pior que o da padaria (segunda decepção).
Tudo bem é o primeiro, todo mundo erra, né?
Segundo dia: vou fazer com leite e ovos.
Resultado: um pouquinho melhor, porém se jogar na cabeça de alguém ... O danado ficou estranho, meio "massudo".
Os próximos 15 dias: a máquina ficou guardadinha num canto da cozinha (rs).
Décimo oitavo dia: inconformada, decidi não deixar me vencer pela máquina. Fiz uma receita de cabeça e em vez de assar na panificadora, utilizei o forno convencional.
Resultado: um pão que cresceu e ficou quase como eu queria.
Décimo nono dia: alterei mais uma vez a receita utilizando aveia e linho.
Resultado: perfeito!
Pois é, agora a bendita trabalha bastante aqui em casa, porém com algumas restrições. Só pelo fato de não precisar sovar a massa, já adianta muito nosso trabalho e não faz sujeira alguma. Assar na panificadora? Nem pensar!
Lá vai a receitinha:
Colocar no recipiente: 2 medidas pequenas de sal (colherzinha medidora), 2 medidas grandes de açucar, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 xícara com 1 ovo e completada com leite, 3 xícaras de farinha de trigo, linho a gosto, 1/2 xícara de aveia (flocos finos) 3 três tabletes esfarinhados de fermento fresco (eu só uso Itaiquara).
Deixar no ciclo de sovar (1h 30min), depois que acabar o ciclo sovar por alguns minutos (na própria panificadora). Tirar a massa, modelar, colar na forma e descansar por 15 minutos, pincelar com gema, colocar para assar no forno quente e BOM APETITE!
Essa é uma das receitinhas que uso muito e não me deixa frustada! ::)))
Aninha.
Menina, que bom que vc não desanimou, eu não teria essa paciência não. Eu fiz isso uma vez com uma lavadora de louças, infernizei o pobre coitado até q ganhei. No início achava uma delicia, mas as panelas ficavam de fora e os alumínios nem pensar. Fui diminuindo o uso até encostar de vez. Foi pra casa da empregada... tá lá... e o presente q ele me deu... Deu vontade de comer os pães!
ResponderExcluirMas a minha máquina de lavar louças tá encostada há 11 anos kkkk.
ResponderExcluirObrigada pela visita!
Poxa vida!!!! Eu sonho com uma máquina dessas. Minha cunhada faz pão nela, fica aquele quadradrão e parece pão de forma. A maquina dela é bem antiga, ela trouxe de fora do país, não sei se esse é o diferencial. Lebrei de uns pãezinhos que eu faço com creme de cebola hunnn. Oh!!! mas forno elétrico eu recomendo tá. Eu tô usando o meu há 1 mês... e é uma beleza... bem prático.
ResponderExcluirbjs
uso a minha por demais!!! ih,ih
ResponderExcluirAdorei a sua receita, obrigada por compartilhar.
Bjk